Plano de Ação

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Plano de Ação

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As organizações estão inseridas em um ambiente cada vez mais competitivo e em constantes mudanças que exigem a necessidade de implantar um sistema de gestão que as auxiliem a promoverem as mudanças necessárias à suas sobrevivências e crescimento.

Para enfrentar este cenário o sistema de gestão pode utilizar o PDCA como um método para a realização de suas metas, tanto de manutenção quanto de melhoria de resultados.

Para melhorar os resultados, os sistemas de gestão com base na filosofia da qualidade total (TQC) sugerem o PDCA de melhorias composto por oito etapas a serem seguidas.

Planejamento:
– Identificação do problema;
– Observação do problema;
– Análise do processo;
– Plano de Ação.

Execução:
– Ação.
Verificação
– Verificação dos resultados.

Ação
– Padronização
– Conclusão

Este roteiro básico auxilia as organizações a promoverem melhorias incrementais em seus processos, produtos e serviços de forma mais eficientes. A etapa de planejamentocomposta das fases 1 a 4 é de fundamental importância para estas melhorias e correspondem a aproximadamente 50% do tempo utilizado em todo o roteiro (PDCA).