RAC 01 – Prevenção de Risco em Trabalho em altura

Profissionais que executam atividades referentes à pré-operação, execução e manutenção relacionadas ao trabalho em altura com risco de queda igual ou superior a 1,8 metro.

RAC 02 – Direção Defensiva

Profissionais que atuam como motoristas de veículos automotores ou veículos específicos de transporte de carga e operadores de equipamentos móveis.

RAC 03 – Equipamentos Móveis

Profissionais que executam atividades referentes à pré-operação, operação e manutenção relacionadas ao manuseio e condução de equipamentos móveis (escavadeiras, pás carregadeiras, tratores de esteira/pneus, moto niveladoras, motoescreiper, retro escavadeiras, caminhões fora de estrada, caminhões book/caçamba).

RAC 04 – Bloqueio e Sinalização

Empregado que execute atividade de bloqueio e sinalização das diversas fontes de energia (elétrica, mecânica, hidráulica, pneumática, química e térmica).

RAC 05 – Movimentação de Carga

Profissionais que executam atividades de guindar, movimentar e transportar cargas com equipamentos que se desloquem sob rodas . Para realizá-lo, o empregado deve possuir formação para operação de equipamentos de movimentação de carga.

RAC 06 – Espaço confinado

Profissionais autorizados e vigias que atuam em espaços confinados, ou seja, em espaços que não são projetados para ocupação humana contínua ou que possuem meios limitados de entrada e saída, ventilação insuficiente para remover contaminantes ou existência de deficiência/enriquecimento de oxigênio.

RAC 07 – Proteção de Máquinas

Profissionais que trabalham com máquinas, equipamentos e sistemas que possuem partes móveis ou provoquem lançamento ou queda de material/fragmento.

RAC 08 – Estabilização de Taludes

Profissionais de áreas de operação e manutenção que projetam, constroem, mantêm e inspecionam taludes.

RAC 09 – Detonação de Explosivos

Treinamento prático realizado em salas de treinamento, cujo foco é fazer com que os treinandos compreendam os procedimentos para acionar a equipe de atendimento a emergência.

RAC 10 – Produtos Químicos

Necessário para profissionais que executam atividades envolvendo produtos químicos nos seus diferentes estados físicos (sólido, líquido ou gasoso), o que inclui recebimento, contato, armazenamento, transferência, manuseio e descarte de produtos químicos, excetuando a manipulação de explosivos ou de materiais radioativos, de produtos alimentícios e de medicamentos.

RAC 11 – Trabalho com Eletricidade

Necessário para profissionais que interajam em instalações elétricas e serviços de eletricidade.